Home Regulamento

Regulamento

CONCURSO CULTURAL EDITAL RIO MODA RIO Edição 2016

  

  1. Apresentação

 

O Concurso Cultural EDITAL RIO MODA RIO  – Edição 2016 (“Concurso”) promovido pela Dream Factory dentro da plataforma Rio Moda Rio, convida a todos novos estilistas, estudantes ou não, a participar desde concurso nacional dedicado a revelar novos talentos.
 
Este concurso visa viabilizar a entrada dos vencedores no mercado da moda brasileira, através desta ferramenta como vitrine e forma de divulgação de seu trabalho.
 

  1. Inscrições

As inscrições para o Edital Rio Moda Rio 2016 são gratuitas e podem ser realizadas no período de 07/09/16 a 17/10/16.

 

2.1. Condições de participação

 

– A inscrição só é permitida a pessoas físicas, com uma única inscrição por candidato, com idade mínima de 18 anos, de qualquer cidade do Brasil.

– Serão aceitos trabalhos desenvolvidos por candidatos que tenham capacidade técnica e conhecimento em moda, com domínio em Design de Moda e modelagem, estudantes ou não.

 

– Não será aceita inscrição de pessoas vinculadas ou que possuam grau de parentesco consanguíneo em linha reta, colateral ou por afinidade até o 3º grau com funcionários e prestadores de serviço do Rio Moda Rio , do Comitê Curatorial, comissão julgadora ou da agência produtora (Dream Factory) e das instituições parceiras do Edital Rio Moda Rio 2016.

 

2.2. Formulário de inscrição e envio de projeto:

– No site riomodario.virgula.uol.com.br/edital-rio-moda-rio/ o interessado encontrará a ficha de inscrição, que deve ser corretamente preenchida.

– Além disso deverá enviar via Sedex, os seguintes itens:

1 – Em um pen drive:

  • 5 croquis
  • Foto frente e verso do look vestido em modelo ou manequim, para avaliação do caimento da peça.

 

  • Cópia do CPF.
  • Currículo.
  • Foto ¾.

2 – 1 (uma) peça física da coleção apresentada.

–  Não serão aceitos pedidos de inscrição após a data de término estipulada no edital.

– Os dados de inscrição preenchidos no hotsite do Edital deverão ser os mesmos na identificação dos materiais enviados. Materiais enviados sem identificação correta serão desclassificados.

 

  1. Da seleção

O Comitê Curatorial, convidados pela Organização do Rio Moda Rio, irá selecionar, com base nos princípios de conceito, inspiração, criatividade, cores, materiais, público alvo, estilo de modelagem, caimento, , acabamento, produto geral, a coleção como um todo, entre outros,  os 15 estilistas pré-finalistas na primeira fase.

A partir deste momento, uma comissão julgadora comporta por 3 jurados, influenciadores do mercado da moda brasileira, selecionará entre o s 15 semifinalistas, os 3 finalistas do concurso.

 

 

3.1       Etapa 1:

– Período da inscrição e envio do pen drive com arquivos conforme item 2.2 e peça física confeccionada, via Sedex: 07/09/16 a 17/10/16.

– Seleção dos 15 semi finalistas: 18/10/16 a 26/10/16.

– Divulgação dos 15 semi finalistas: 27/10/16.

 

Os 15 candidatos pré-selecionados serão notificados deste fato, via contato telefônico. Os candidatos que não receberem o contato telefônico devem se considerar eliminados da seleção. Também divulgaremos os 15 pré-finalistas nas redes sociais do Rio Moda Rio.

Peças e outros materiais com data de postagem após 17/10/16 não serão aceitas.

O não envio de um dos itens acima desclassifica o participante.

Os materiais acima devem ser enviados via Sedex, obedecendo o prazo máximo de entrega a organização do evento de 17/10/16.

Endereço para envio: Av Ayrton Sena, 2150, Bloco M, sala 301 a 303, CEP: 22.775-900.

 

 

3.2       Etapa 2:

– A comissão julgadora avaliará os 15 candidatos semifinalistas e selecionarão os 3 finalistas: 28/10/16 a 03/11/16.

– Divulgação dos 3 finalistas: 04/11/16.

 

Os candidatos finalistas serão notificados deste fato, via contato telefônico. Os candidatos que não receberem o contato telefônico devem se considerar eliminados da seleção. Também divulgaremos os 3 finalistas nas redes sociais do Rio Moda Rio.

 

3.3       Cronograma Geral

 

– Inscrição e envio dos materiais:                      07/09/16 a 17/10/16

– Seleção dos 15 finalistas:                              18/10/16 a 26/10/16

– Divulgação dos 15 semi finalistas:                 27/10/16

– Seleção dos 3 finalistas:                                28/10/16 a 03/11/16

– Divulgação dos 3 finalistas:                           04/11/16

– Exposição peças 03 finalistas:                                   24 a 26/11/16.

 

 

  1. Prêmio

Serão selecionados 3 (três) estilistas finalistas, que receberão os seguintes prêmios:

 

Primeiro lugar – Curso de 15 horas no IED (Instituto Europeu de Desing) na cidade do Rio de Janeiro,  podendo escolher o tema, de acordo com a agenda de cursos disponível no IED, mais  vivência de 1 (um) mês dentro de uma marca renomada.

O ganhador que não for do Rio de Janeiro, receberá ajuda de custo de passagem e hospedagem.

Segundo lugar – Curso de 15 horas no IED (Instituto Europeu de Desing) na cidade do Rio de Janeiro, podendo escolher o tema., de acordo com a agenda de cursos disponível no IED.

O ganhador que não for do Rio de Janeiro, receberá ajuda de custo de passagem e hospedagem.

Terceiro lugar – Curso de 15 horas no IED (Instituto Europeu de Desing) na cidade do Rio de Janeiro, podendo escolher o tema., de acordo com a agenda de cursos disponível no IED.

O ganhador que não for do Rio de Janeiro, receberá ajuda de custo de passagem e hospedagem.

 

 

Exposição:

Os 3 finalistas, terão suas peças expostas no Rio Moda Rio de 24 a 26/11/16 no Píer Mauá.

 

 

 

4.1. Descritivo prêmio curso no IED:

 

  • Os cursos são de 15 horas, tendo duração de aproximadamente 15 dias, variando o tempo total de curso de acordo com a grade disponível pelo IED no ano de 2017.
  • O ganhador poderá escolher o tema que preferir, dentro dos cursos de 15 horas disponíveis pelo IED.
  • O ganhador deverá comunicar a organização do RMR sobre o curso e período de interesse. A organização verificará a disponibilidade e fará o alinhamento de acordo com a disponibilidade de inscrições da escola.
  • O prêmio é pessoal e intransferível.

 

 

  1. Disposições Finais

Os custos de produção das peças, assim como de envios via Correios/Sedex são de responsabilidade dos inscritos.

A Organização do Edital não se responsabiliza por possíveis extravios de Correios.

As peças enviadas para a organização do Edital, não serão devolvidas após o termino do processo, a não ser que o participante solicite a devolução no prazo de até 5 dias após a divulgação do resultado. Custos de envio serão pagos pelo participante, através de Sedex a cobrar. Os 3 finalistas só poderão solicitar devolução de suas peças após o evento Rio Moda Rio, depois do dia 28/11/16.

Ressalta-se que a seleção das coleções/estilistas é de responsabilidade exclusiva do Comitê Curatorial (independente do Rio Moda Rio e de seus organizadores) e ainda, que as suas decisões serão soberanas e irrecorríveis, levando-se em consideração todos os requisitos deste regulamento.

Questões não previstas no presente regulamento serão avaliadas e decididas a exclusivo critério do Comitê Curatorial do Edital Rio Moda Rio 2016, sem a possibilidade de recurso.

O ato de inscrição implica automática e plena concordância com os termos deste regulamento.

O envio de croquis, peças físicas, fotos e demais materiais pelos estilistas, automaticamente autoriza o uso de imagens destes e de pessoas que no material constem, na divulgação do Edital Rio Moda Rio, nos meios de comunicação escolhidos pela organização.

Dúvidas poderão ser esclarecidas somente pelo email: editalrmr2016@dreamfactory.com.br.

 

Fica eleito o foro da comarca da Capital do Estado do Rio de Janeiro, com renúncia expressa de qualquer outro, por mais privilegiado que seja, para nele serem dirimidas quaisquer dúvidas oriundas do presente regulamento.